quinta-feira, 13 de outubro de 2011

1ª Igreja Evangélica Batista Em Itaíba


HISTÓRIA DA 1ª IGREJA EVANGÉLICA BATISTA EM ITAÍBA

A 1ª Igreja Evangélica Batista em Itaíba fundada, inicialmente como Congregação, em setembro do ano de 1981. Quando DEUS, dentro da Sua Soberana Vontade e Proposito. Levanta e Envia o Pastor Raimundo Alves de Morais, para uma região desconhecida e distante de sua terra natal. Logo ao chegar á cidade, começa um trabalho de evangelismo, do qual seguidamente veio a dar frutos, tendo que estabelecer um pequeno grupo de estudo bíblico funcionando em uma pequena casa, situada na Rua Nova de número 172, que foi alugada para assim ser, á “Casa do Senhor”. 
            Raimundo Alves de morais, com sua esposa Terezinha Passos de Morais, realizou um árduo trabalho na obra do Senhor. Dedicados, em especial em ajudar aos necessitados do município. Desde o inicio, ele pode contar com ajuda de irmãos em Cristo.  A irmã Creuza Vidal, onde permanece com sua geração até os dias atuais.
Os anos se passaram, com eles vieram ás lutas, porém, a igreja de Cristo permaneceu firme na Palavra. E como é do dever do servo; pregar e testemunhar de Cristo, e, por conseguinte DEUS por meio do Espirito Santo é quem convence e converte o homem. A igreja de Cristo em Seu tempo foi tomando forma e tamanho.  
            Tendo uma doação de um terreno, na Avenida Dom Adelino Dantas, onde hoje é localizada, pelo irmão Cornélio Martins. Homem de Deus e levantado por Ele para realizar sua obra.  Logo em seguida, o pastor Raimundo Alves de Morais, deu inicio a construção do templo, mas não finalizou. No entanto, final do ano de 1983, o Pastor Raimundo acolhendo o chamado de DEUS, teve que ir embora com sua família.
No ano seguinte. 1984 chegou a Itaíba o então missionário Argemiro Manoel de Santana, que era membro da Igreja Evangélica Batista em Peixinhos, de onde foi zelador e Diretor de Evangelismo. Só que ele sentiu que podia fazer mais, sentiu que Deus o chamava para Missões. A oportunidade apareceu, mas o pastor Samuel e sua família foram contrários a sua ida. Porém, reconhecendo sua vocação e o seu chamado por DEUS. Convenceu a todos, de que precisava ir. E lá se foi, com sua esposa e seus filhos para o Campo Missionário em Itaíba.
Chegou ao desconhecido, uma terra distante, seca, com uma fé em Padre Cícero e outros “ídolos”. Trabalho difícil, mas, com sabedoria e humildade, esse servo de DEUS deu continuidade ao trabalho que deu os seus frutos e almas foram alcançadas.
Assim, passou continuamente á Congregar junto com os amados irmãos naquele simples casebre. Pois era lá que a pequena congregação Batista estava colhendo os primeiros frutos.
Argemiro Manoel de Santana foi um exemplo de luta e perseverança na Obra do Senhor, sonhava constantemente com o crescimento da congregação, tanto no lado espiritual, como na parte da estrutura física. Mesmo diante de tanta idolatria, a mensagem do evangelho de Cristo era pregada com força e vigor.  Desde o inicio contou com á ajuda continua e a presença de irmãos comprometidos com Cristo.
Argemiro Manoel de Santana, movido pelo Espírito Santo, sem fugir no que estava escrito da bíblia, e sem criar doutrinas humanas era o diferencial em seu ministério pastoral, despertando assim, muitas pessoas para a vida cristã. Passou dezessete anos nesta cidade, de onde estendeu seus horizontes a Inajá, e lá, começava mais um trabalho de evangelismo. Até que Deus resolveu chamá-lo. E novamente lá se foi o irmão, missionário, pai, avô, sogro, esposo, mas, acima de tudo, um servo de Deus. Um servo que, até nos seus últimos dias, quando ainda conseguia falar dizia: “Isso é uma provação!”.
Argemiro já estava com cristo. Porém, a Obra do Senhor não podia parar. Foi então que veio dar continuidade, o Pastor Luiz Gustavo dos Santos, que pastoreou a congregação de 2000 a 2002.
Homem de temor ao Deus Altíssimo. Em seu ministério guiado Pelo Espírito Santo, implantou os estudos nos lares (NEBS), estudos estes que renderam muitos frutos, que até hoje permanece e continua dando frutos. Porém, teve que deixa o Ministério, e foi embora deixando saudades entre os amados irmãos.
Contudo, em 2003 o amado Pastor Edgar Gabriel de Souza Leite, assume a Congregação como Pastor interino, dando enorme contribuição não só na obra do Senhor e na Historia de nossa Igreja.
 Com temor e sabedoria da parte Divina. O Pastor Edgar Gabriel de Souza Leite tomou á iniciativa de tornar a então Congregação, (que iniciou suas atividades eclesiásticas lá na Rua Nova em simples casinha), em uma Igreja. Pois até então era filha da Igreja Batista da Cidade de Arcoverde.  
Sendo assim, ficou pastoreando a Igreja interinamente, até o final do ano de 2004. O Missionário David Manoel de Santana, (que até então era membro e auxiliava o ministério pastoral), dar continuidade á Obra do Senhor.
O Missionário David Manoel de Santana assumiu oficialmente a congregação Batista em Itaíba em 2005, sendo orientado pelo Pr. Edgar de Gabriel de Souza Leite até o ano de 2007.  
A principio o Miss. David encontrou muitas dificuldades, pois a Igreja não tinha condições financeiras. Mesmo assim, não foi empecilho para o Missionário dar continuidade á Obra do Senhor, pois o mesmo ficou 01 (um), ano sem ajuda financeira. Foi então que a Irmã Maria Eliza Catolé Guimarães (“ir. ª Pimpim”), dirigida por Deus, levou a proposta para á Igreja de contribuir com uma oferta missionária no valor de R$ 100,00 (Cem Reais), mensal, sendo assim aprovada.
Desde o inicio de seu Ministério Deus, sempre lhe deu uma visão missionária. Foi então que com a disposição de outro desbravador, (membro da Igreja), o então Ir.° Edvaldo Soares, guiado pelo Espírito Santo de Deus, e auxiliado pelo o Miss. David deu inicio a um Trabalho Missionário no distrito de negras e, por conseguinte em uma comunidade de remanescentes de quilombolas, denominado Alto de Negras. Contudo, através da pregação do Evangelho de Cristo, com jejum e joelhos dobrados em constante oração, logo este trabalho realizado pelo Missionário Edivaldo, veio gerar frutos. Pois, desde então, almas vem sendo alcançadas pelo o Evangelho de Cristo.    
O missionário David, guiado pelo Espírito Santo de Deus, tem lutado e incentiva bastante para o crescimento da Obra do Senhor. Deste modo, o mesmo defende e acredita que por meio da EBD (Escola Bíblica Dominical), crianças terá o encontro com Jesus e consequentemente, dentro do Proposito Divino, seus pais e demais familiares chegaram também a Cristo, como vem acontecendo frequentemente.
O mesmo também defende e acredita no NEBS (Núcleo de Estudos Bíblicos), no qual grupos específicos de estudos dirigidos, para a Juventude, adolescentes, Mca (Mulheres Cristã Em Ação), e Homens Batistas, poderá atende as necessidades (Espiritual, social, intelectual), particulares, de cada grupo especifico, uma vez que cada núcleo citado, encontra-se em faixa etária de idade e contexto de maturação vital diferenciado. Além do mais, com estas classificações denominadas de Ministérios ou Departamentos, veio contribuir e a prática efetiva do evangelismo integral de acordo com o público alvo a ser alcançado.
Desta maneira, veio facilitar a realização de estudos residenciais com recém-convertidos e pessoas que deseja conhecer o Deus Verdadeiro mesmo sem frequentar ou congregar-se na igreja.
Contudo, ao passar dos anos, com o crescimento da Igreja Local, (o corpo de Cristo), dado pelo Espírito Santo. Deus, cada vez mais, tem trabalhado na vida do Miss. David Manoel de Santana, capacitando-o para Sua Obra. Foi então que Deus colocou o Teólogo Pr. Lenildo Bezerra da Silva, da amada Igreja do Centenário de Águas Belas, na vida do Miss. David Manoel, do qual percebendo a necessidade de forma e capacitar novos lideres chamados e vocacionados na Obra do Senhor, propôs ao Pr. Lenildo Bezerra á ministrar um Curso Ministerial Teológico e Capacitação de Líderes.
Após a formatura do Curso Ministerial, o ate então Miss. David Manoel de Santana, foi Consagrado ao Ministério Pastoral no dia 02 de Abril de 2011. De Missionário a pastor, mas isso não fez diferença em seu modo de ser e agir, só os conhecimentos que vieram á somar. O Pastor David é reconhecido pelo seu compromisso de levar o evangelho sem distorção da palavra, mesmo que não agrade a todos. Homem reto, integro, e defensor da verdade. Carregando consigo e no Ministério que Deus ó outorgou um proposito: “expandir o evangelho de Cristo para todas as criaturas da terra”.
Portanto, horamos e glorificamos o nome de Deus, por ter nos dado o enorme prazer de ver o Pastor David Manoel de Santana, o filho do Pastor Argemiro Manoel de Santana, (um homem que foi verdadeiramente usado por Deus, e veio dar grande contribuição para fundamentação desta Igreja), dar continuidade a Obra do Senhor, conduzindo seu ministério com sabedoria e temor a Deus, até os dias atuais embasado somente na Bíblia Sagrada, na Palavra de Deus, qualidades estas herdadas de seu falecido pai. 
30 Anos se passaram desde a chegada dos primeiros desbravadores a esta cidade, as primeiras pregações do evangelho, as primeiras reuniões para cultuar o nome do Senhor, os primeiros desafios e perseguições. Pois em uma terra movida pela fé em idolatrias, não seria fácil, canalizar a fé dos que aqui estavam no Verdadeiro Deus Altíssimo.
Porém uma Igreja guiada pelo Espirito Santo, que nasceu através da meditação da Palavra, no Louvor, no Jejum e Oração constante, por meio daqueles que se dispuseram, deixa suas vidas de pecados obedecendo ao chamado de Deus. Resistiriam ao tempo, ás tribulações e perseguições. Foram anos de lutas, percas, muitos dos Amados Irmãos se recolheram para a gloria, (atendendo o proposito de Deus), deixando suas heranças e saudades. Outros naufragaram na fé.
Porem houveram aqueles que pelo um breve espaço de tempo, pelo chamado de Deus vieram ter conosco, completando sua missão na edificação da Igreja, logo foram embora, deixando seus legados e partindo em outras missões. Sobretudo, foi pela Ação Misericordiosa e Graça de Deus que houve avanços e conquistas na Obra do Senhor. Muitas almas foram alcançadas, salvas pelo poder do sangue de Jesus e a pregação.
Cremos que Deus dentro de Seu Proposito Divino, continuara atuando na vida desta Amada Igreja, dando o devido crescimento em Seu tempo. Continuará levantando, consagrando, e capacitando da forma que Lhe apraz, de acordo com a necessidade de Sua Igreja, entregue á Cristo. Levantará pessoas, servos Seus, comprometidos com o Evangelho, com sua palavra, para então da continuidade a Sua Obra, que findará somente ao soar da trombeta do qual Jesus Cristo, descerá sobre nuvens e resgatará sua noiva, (a Igreja), do qual viveremos eternamente na gloria com Ele.                 
Contudo, acreditamos que a 1ª Igreja Evangélica Batista em Itaíba, desde a sua gênese ate a contemporaneidade movida pelo Espírito Santo de Deus, vem trabalhando com singular proposito: “pregar o puro e autêntico Evangelho, revelado na Obra da Cruz realizado por Cristo Jesus”, do qual é o único e Verdadeiro Caminho salvador”.
Que o Louvor, á Gloria e todo Exaltação, seja para Aquele que começou á Boa Obra. Cristo Jesus!
 Amém!!!

História: Pedagoga – Maria Márcia Pereira de Oliveira e o
Historiador: Márcio Vivente Barbosa de Oliveira
Revisão: Pastor David Emanoel de Santana

A primeira Igreja Evangélica Batista em Itaíba é composta por vários ministérios, onde tem lideres que tem o mesmo objetivo, almejar almas para Cristo.


LIDERANÇAS


Pr. David Manoel de Santana
Presidente
Locutor
Professor das Classes de :Casais /Jovens e adultos/Lideres/Adoração Conciente

Márcio Vicente Barboza de Oliveira
1º Vice-presidente
Diretor da EBD
Vice-presidente da UHBI (União dos Homens Batistas em Itaíba)
Presidente da Juventude(da conveção regional) 

Maria José Martins Santana
1ª Secretária
Professora dos jovens
Dirigente dos Cultos

Valdiene Luzia Filha
2ª Secretária
Dirigente de Cultos
Professora do pré-primário
Secretária do Ministério da Juventude
Ministério de Artes

José Adriano Martins de Menezes Santos
Concelho fiscal
Recepção
Ornamentação

Valdelúcia Batista de Sá
Concelho Fiscal
Promotora de Eventos da MCA
Paulo Vieira de Lima
Presidente dos Homens Batista
Concelho Fiscal

Rivaldo de Barros Souto
Concelho fiscal

Franciely dos Santos Rocha
Professora do Culto Infantil
Tesoureira do Ministério da Juventude

Maria José da Silva Ventura
Cozinheira do Ministério Infantil
Tesoureira do Ministério da MCA
Promotora de cantinas da MCA

Maria Márcia Pereira B. de Oliveira
Promotora de Informática e Tecnologia da MCA
Concelho Fiscal
Recepção
Professora do primário
Promotora de Eventos

Orlaneide Gomes Lima
Coordenadora do Ministério Infantil
Locutora da MCA

Márcio Rodrigues Lins
Ministério de Comunhão dos Homens Batistas
Lider da Juventude

Ivo Luiz Oliveira da Silva
Ministério de Eventos dos Homens Batistas

Luana Mikiko Tiba
Vocalista do Ministério de Louvor

Maycon Nunes Tiba
Vocalista do Ministério de Louvor

José Clécio da Silva
Vocalista do Ministério de Louvor
Sonoplasta
 Líder do Ministério de Louvor

Matheus Martins Santana
Violão e Contra Baixo
lider do louvor 

Edson Raí Carlos Martins
Baterista
  
Maria Dolores da Silva
1ª Tesoureira
Dirigente de culto
Professora dos Juniores
lider da juventude
Dc. Adeílma Texeira Amorim
Professora dos Adolescentes
Líder dos Diáconos
Dirigente de culto
Locutora da MCA

Dc. Paula Fernanda Martins de Oliveira Lins
Administração Patrimonial
Ação Social

Dc. Cicero Lima Campos
Administrador Patrimonial

Dc. João Batista da Silva
Porteiro

Dc. Neuza Maria Vidal
Intercessão

Dc. Adejilva Texeira Xavier
Presidente da MCA

Rosírene Florentino Malta
Coordenador de Missões
Vocalista do Ministério de Louvor

Edivaldo Soares Lima & Silvana Elias Martins
Missionários no Campo de Negras

30 Anos se passaram e muitos foram os servos, guiados pelo o Espirito Santo de Deus, que contribuíram para que chegássemos até aqui. “Portanto, meus amados irmãos, sedes firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”
(1º Coríntios 15:58).

fotos 
Congregação Batista(rua nova nº 172)
2º Pastor Argemiro Manoel de Santana
Pastor Argimiro e sua esposa 
4º Pastor Edgar Gabriel de Souza Leite 
5º Pastor David Emanoel de Santana
Família Missionária do campo de Negras
Família da 1ª Igreja Evangélica Batista em Itaíba
  
 
Av;Dom Adelino Dantas Nº57 Centro- Itaíba-PE



 

4 comentários: